Atuando como analista de marketing tive a oportunidade de liderar um squad multidisciplinar que teve como objetivo principal investigar as causas da performance abaixo do esperado do hotel Sauípe Premium Brisa mesmo após alto investimento financeiro e forte presença na mídia especializada.
O Sauipe Premium Brisa é o principal produto hoteleiro da Costa do Sauípe, destino localizado no litoral norte da Bahia. Nele foi investido cerca de R$ 19MM em infraestrutura no ano de 2019. Com destaque para reformas de todos os 198 apartamentos e da piscina, transformando sua borda em infinita de frente para o mar. A expectativa era grande para a temporada de janeiro 2020 (antes da pandemia), mas o que se viu foi um resultado abaixo das metas estipuladas pela diretoria. O que acendeu o sinal amarelo no alto escalão da companhia e a decisão de montar um squad para investigar as possíveis causas do baixo rendimento.
Investigar causas, detectar problemas e propor soluções para melhorar a performance de vendas X receita do Sauípe Premium Brisa na Costa do Sauípe.
Como head de squad colei na Samara Morais, profissional de inteligência de mercado, para ter acesso de forma ágil aos dados. Samara me ajudou a entender sobre os dados e se tornou minha dupla e peça fundamental para o bom andamento do projeto.
Foram levantadas informações em portais de reviews para identificar possíveis problemas com base em feedback dos clientes. Ainda na primeira etapa foi realizado benchmarking com os principais players do setor localizados na região.
✅ Hotel posicionado como luxo
✅ Nota de avaliação mais baixa que a dos principais concorrentes
✅ Valor da diária média cobrada acima da concorrência melhor avaliada
✅ All inclusive com alto índice de reclamações
✅ Baixa avaliação em portais de reviews em custo-benefício
Nesse segundo momento fomos a campo para entender junto ao time comercial as dificuldades em promover um novo produto em um destino já consolidado e qual era a percepção do mercado sobre o Sauípe Premium Brisa. Em paralelo rodamos uma pesquisa para validar algumas hipóteses diretamente com o trade.
✅ Dificuldades em entender o novo posicionamento do produto
✅ Os diferenciais competitivos não estavam explícitos para o mercado
✅ O produto não tinha uma imagem no mercado que gerasse confiança devido ao seu passado problemático
✅ Baixa avaliação nos portais de reviews geravam desconfiança tanto para B2C quanto B2B
✅ Os resultados das agências de viagens online (OTA) eram os mais alarmantes e puxavam os números orçados para baixo
💡 A avaliação em sites como o TripAdvisor é o ponto de partida para a tomada de decisão quando se busca um destino para viajar. Um bom ranqueamento é a tradução de que o produto entrega uma satisfatória experiência ao cliente, além de contribuir com a boa visibilidade do produto e atrair novos compradores. A nota de nível excelente gera conforto para o agente de viagens no momento de oferecer o produto a um possível novo hóspede.
💡 Para se construir uma boa reputação nos portais de reviews é fundamental que o cliente tenha uma boa experiência no destino, mas isso só é possível a partir do momento que todo o ciclo de vendas esteja conectado entendendo qual o posicionamento do produto, nível de categoria que se encaixa e público alvo. O uso de personas pode ajudar a melhorar a receita e a conquistar novos clientes para o negócio.
Aplicando a Árvore de oportunidades da Teresa Torres chegamos aos seguintes objetivos:
Elevar o ranqueamento do produto dentro das plataformas de reviews.
🚩 4 ➡ 4.5 no TripAdvisor
🚩 8 ➡ 9 na Booking
🚩 Diminuir tempo de resposta no TripAdvisor para até 48h
Aumentar a confiança do cliente final e parceiros comerciais para atingir uma performance na temporada de julho acima da meta e recuperar o mau desempenho de janeiro.
Como base nos insights extraídos e definição do objetivo sugerimos as seguintes ações separadas por frente de trabalho:
• Construção de uma persona bem definida
• Condução de workshop de capacitação
• Comunicação focada nos diferenciais
• Treinamento para parceiros comerciais
• Visitas técnicas ao produto
• Pacotes diferenciados em vendas diretas
• Estímulo ao review em pontos de maior descontração do hóspede como bares e piscinas
Com a chegada da pandemia não foi possível mensurar os resultados, mas o projeto foi um grande aprendizado e desafio vencido de como desenvolver um trabalho focado no cliente e nos objetivos do negócio utilizando pesquisa e empatia como ferramentas principais.
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